No segundo dia do Curso, o assunto é a Lousa Digital, ministrado pelos colegas Alexandre e Eduardo.
Como funciona uma lousa digital?
A lousa digital é como uma tela imensa de um computador, porém mais inteligente, pois é sensível ao toque. Desta forma, tudo o que se pensar em termos de recursos de um computador, de multimídia, simulação de imagens e navegação na internet é possível com ela. Ou seja, funciona como um computador, mas com uma tela melhor e maior.
O professor pode preparar apresentações em programas comuns de computador, como Power Point, por exemplo, e complementar com links de sites. Durante a aula, é possível, enquanto apresenta o conteúdo programado, navegar na internet com os estudantes. Pode ainda criar ou utilizar jogos e atividades interativas, contando com a participação dos alunos, que vão até a lousa e escrevem nela por meio de um teclado virtual - como aqueles de páginas de banco na internet - ou por meio de uma caneta especial ou com o dedo, já que a lousa lê ambas as formas.
O ensino conta com novos recursos, pois é possível, por exemplo, fazer apresentações em três dimensões para apresentar o corpo humano, e estudar geografia com a ajuda de mapas feitos por satélite e disponíveis em sites como o Google Maps ou Google Earth. "Na lousa digital, a criatividade é o limite", comenta André Asquenazi, professor de tecnologia da escola Lumiar Lageado, de Santo Antonio do Pinhal, a 173 km da capital paulista.
Nada do que é feito na lousa digital se perde, pois se o professor quiser, é possível salvar a aula etapa por etapa, a cada contribuição sua ou dos alunos. Assim as aulas podem ser guardadas para sempre e até compartilhada com os estudantes, via e-mail.
Na Lumiar Lageado, os professores ainda estão se adaptando à nova tecnologia e recebendo treinamento. "Mas as crianças já dominam e o interesse delas pelas aulas que utilizam essa novidade é muito superior àquelas sem ela", diz o professor Asquenazi.
A lousa digital, segundo o professor, tem permitido com que os alunos do Ensino Fundamental façam uma horta. De início, a turma desenvolve uma horta virtual na lousa, planejando os canteiros, a medida da área de cada plantio antes de partir para a ação. "Depois, vamos pegar o desenho virtual e fazê-lo real na nossa área de terra", conta o professor. "O mais empolgante nisso é que a criação será coletiva, no virtual e no real", afirma.
Mas ainda fica uma pergunta no ar: qual é a diferença, no aprendizado das crianças, em usar a lousa digital ou os computadores? Este será um grande desafio para o futuro.
No primeiro momento, foi apresentado um slide(powerpoint) sobre a lousa, após todos se apresentaram e respondendo a pergunta: Onde lecionavam e se tinham a Lousa Digita. Após foi apresentado um vídeo sobre Tecnologia e o desafio do professor do Século XXI.
Após o vídeo os instrutores demonstram as lousas por meio do Projetor Rural, depois a lousa via Windows e por último a lousa do Proinfo Urbano.
PROGRAMAS EDUCATIVOS
HagáQuê
HagáQuê – É um software educativo de apoio à alfabetização e ao domínio da linguagem escrita. Trata-se de um editor de histórias em banda desenhada (BD) com um banco de imagens com os diversos componentes para a construção de uma BD (cenário, personagens, etc) e vários recursos de edição destas imagens.
Clique
aqui para acessar um banco de imagens compatíveis com o HagáQuê.
JCLIC
Por iniciativa do Departamento de Educação da Catalunha (Espanha) o JClic foi desenvolvido como ferramenta de ensino. Substituindo uma implementação anterior – o Clic 3.0 -, o JClic é um pacote de aplicativos Java para facilitar a aplicação de testes em turmas dos mais diversos níveis.
O pacote de instalação que você baixa ao clicar no link de download acima colocará em seu computador os programas para criar as atividades, e o player para que os alunos possam resolver os exercícios.
O sistema é open source e permite que qualquer programador Java crie novos módulos e extensões ao JClic, facilitando a sua utilização para todas as idades.
O pacote básico instalado a partir do link no Baixaki apresenta ferramentas destinadas à criação de material para as primeiras séries escolares, e abrange disciplinas como idiomas, geografia, história e matemática.
HOTPOTATOES
Hot Potatoes é um conjunto de cinco ferramentas de autoria, desenvolvidas pela equipe da University of Victoria CALL Laboratory Research and Development, que possibilitam a elaboração de cinco tipos básicos de exercícios interativos utilizando páginas Web. A interatividade dos exercícios é obtida através do uso de JavaScript, e funcionará perfeitamente com as versões 4 ou superiores do Netscape Navigator, Mozilla FireFox e do Internet Explorer, tanto em plataformas Windows como Macintosh. A ferramentas JMix pode produzir exercícios de "arrastar e soltar", observando porém que estas funções somente funcionarão com as últimas versões dos navegadores. As ferramentas de autoria admitem também caracteres acentuados, o que possibilitará a criação de exercícios em qualquer língua baseada no conjunto de caracteres do alfabeto romano, incluindo o francês, o alemão e outras línguas européias.
Embora o Javascript seja utilizado na construção dos exercícios, você nada precisa saber sobre JavaScript para poder utilizar estas aplicações. Tudo o que é necessário é introduzir seus dados -- textos, perguntas, respostas, etc. -- e o programa se encarregará de gerar as páginas Web para você. Posteriormente você pode publicar estas páginas em seu servidor Web. Apesar disso, os programas estão projetados para que quase todos os elementos das páginas possam ser personalizados; assim, se você souber HTML ou JavaScript, pode realizar quase todas as modificações que deseje, nos exercícios ou no formato das páginas Web.
Se você trabalha em uma instituição educativa sem fins lucrativos, poderá utilizar o conjunto de aplicações do Hot Potatoes sem nenhum encargo. Vejamos agora alguns exemplos dos tipos de exercícios que se podem realizar utilizando-se o Hot Potatoes. (Tenha em conta que os arquivos de dados para estes exercícios estão disponíveis na pasta Tutorial, assim se você quiser ver como foram desenvolvidos, poderá abrí-los posteriormente com os respectivos programas de autoria).
FONTE:http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/hotpotatoes/