segunda-feira, 21 de agosto de 2017

O AUTISMO E O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA





                                      Fonte: http://tecnoassistivas.blogspot.com.br/

            O autismo, também chamado de Transtorno do Espectro Autista, de acordo com o DSM-V é um Transtorno Invasivo  do Desenvolvimento (TID) que tem influência genética e é causado por defeitos em partes do cérebro, como o cerebelo, por exemplo.
Caracteriza-se por dificuldades significativas na comunicação e na interação social, além de alterações de comportamento, expressas principalmente na repetição de movimentos, como balançar o corpo, rodar uma caneta, apegar-se a objetos ou enfileirá-los de maneira estereotipada. Todas essas alterações costumam aparecer antes mesmo dos 3 anos de idade, em sua maioria, em crianças do sexo masculino.
Para o autista, o relacionamento com outras pessoas costuma não despertar interesse. O contato visual com o outro é ausente ou pouco frequente e a fala, usada com dificuldade. Algumas frases podem ser constantemente repetidas e a comunicação acaba se dando, principalmente, por gestos. Por isso, evita-se o contato físico no relacionamento com o autista - já que o mundo, para ele, parece ameaçador. Insistir neste tipo de contato ou promover mudanças bruscas na rotina dessas crianças pode desencadear crises de agressividade.
Tecnologia Assistiva é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover Vida Independente e Inclusão.É também definida como "uma ampla gama de equipamentos, serviços, estratégias e práticas concebidas e aplicadas para minorar os problemas encontrados pelos indivíduos com deficiências" (Cook e Hussey • Assistive Technologies: Principles and Practices • Mosby – Year Book, Inc., 1995).
            Na Escola Especial Meu Mundo, da Associação dos Amigos dos Autistas da Região Carbonífera- AMA-REC, situado no Bairro São Cristóvão em Criciúma-SC, usa-se diariamente a tecnologia assistiva, onde os alunos mantem contato com as tecnologias.
            Nas aulas de Artes e Educação Física, são introduzidas músicas por meio de aparelho de som, para que os educandos possam interagir com os professores durante suas aulas.
            Além dessas disciplinas, os alunos da AMA-REC, como em toda Rede de Ensino Pública Estadual que têm a parceria da FCEE (Fundação Catarinense de Educação Especial), são contemplados com a disciplina de Informática Educativa, onde o professor por meio da tecnologia, tenta inserir o educando no uso da Tecnologia.
            Atualmente, na AMA-REC, usa-se nas aulas de Informática Educativa, desktop (computador de mesa), notebook e tablete 9” com acesso a rede Wi-fi, para terem acesso a internet.
            O objetivo com a utilização desses recursos com esses alunos é conseguir que os alunos se concentrem em suas atividades e que possam realizar as mesmas.









                                             Imagem 1: Professora com aluno autista
                                                                  Fonte: facebook/AMA-REC-SC

                Com o auxílio do Tablet, o aluno e a professora estão utilizando um aplicativo chamado ABC do AUTISMO, desenvolvido pelo IFSC de Alagoas, exclusivo para o público autista, e no olhar e no rosto do aluno, percebe-se que ele gosta de fazer o uso.


            Há alunos que além do Autismo têm outras deficiências, mas nem por isso deixa de utilizar as tecnologias, conforme imagem2 abaixo, onde o sorriso alegre demonstra a satisfação de participar das de Informática Educativa e é isso que move cada dia a vontade de está perto desses alunos.









                                                           Imagem 2:  Aluna Autista com deficiência física usando computador

                                                                  Fonte: facebook/AMA-REC-SC

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